Compromisso e responsabilidade


A Administração está comprometida, de forma visível e ativa, e é responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente

Por este motivo, a organização estabeleceu e mantém um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001: 2015 e ISO 14001:2015 cujas diretrizes gerais são as seguintes:

  1. Melhorar o nosso Sistema de Gestão de Qualidade com uma visão critica que garanta a segurança no trabalho, a qualidade final do produto e o serviço prestado ao cliente, conseguido através do respeito pelo ambiente e condições de trabalho adequadas aos nossos colaboradores. Para isso todos os processos críticos serão identificados e avaliados periodicamente: Ação preventiva e melhoria contínua.
  2. Integração e participação de todos os departamentos e de todos os colaboradores envolvidos no cumprimento do estabelecido na documentação do sistema de gestão.
  3. Responsabilidade: Cada colaborador, área ou departamento, deve ser responsável pelo seu próprio trabalho. Esta responsabilidade inclui:
  • O conhecimento das tarefas realizadas e o auto controlo do trabalho realizado.
  • Uso responsável de ferramentas e equipamentos segundo as instruções de segurança vigentes e a utilização de equipamento de proteção individual fornecido pela empresa.
  • A gestão de resíduos produzidos de acordo com o Plano de Gestão de Resíduos em vigor em todas as empresas.
  1. Procura da satisfação do cliente: Os critérios são feitos  com base nos nossos clientes, esforçando-nos para detetar e satisfazer as suas necessidades.
  2. Melhoria da produtividade e redução dos custos da não qualidade, melhorando continuamente a qualidade do nosso trabalho, questionando os processos e actuando sobre as causas dos desvios, estando mais perto de onde se geram os problemas, potenciando assim uma atitude preventiva e não corretiva.
  3. Formação contínua e sensibilização progressiva dos colaboradores nas suas áreas de responsabilidade (trabalho, segurança, retorno empresarial e ambiente).
  4. Desenvolvimento e tecnologia: Adequação do produto e meios técnicos aos últimos avanços.
  5. Implicação e colaboração com as partes interessadas, fornecedores e clientes em projectos de melhoria.
  6. Potenciar a eficácia dos recursos humanos e tecnológicos para assegurar a qualidade dos nossos trabalhos.
  7. Consolidação do mercado nacional e abertura de novos mercados através do reforço das exportações.
  8. Prevenir e reduzir o impacto ambiental que a nossa atividade possa gerar, em termos de emissões atmosféricas, contaminação da água e do solo, emissões sonoras, descarbonização, etc.
  9. Otimização dos recursos naturais esgotáveis e das energias renováveis, bem como gestão responsável dos produtos químicos e dos resíduos, com ênfase na reutilização, recuperação e/ou reciclagem.
  10. Cumprir os requisitos legais aplicáveis, assim como respeitar acordos voluntários adotados ou requisitos provenientes dos nossos clientes.
  11. Cumprir os dez Princípios do Pacto Global da ONU nas áreas dos direitos humanos, do trabalho, do ambiente e do combate à corrupção

A política é compreendida, aplicada e mantida a todos os níveis da organização e disponibilizada a todo o pessoal.