A Autocares PANIAGUA já tem o seu novo miniautocarro UNVI S20

A Autocares Paniagua já tem o seu novo miniautocarro S20. Este modelo, comercializado por José Joaquín León, delegado da MAN Buses na Andaluzia Ocidental e Extremadura, carroçado sobre chassis MAN TGE 6.160 de 163 cv, caixa de velocidades automática, tem 7,7 metros de comprimento com 22 lugares + guia e condutor.

A Autocares Paniagua é uma empresa com sede em Villar Del Rey, na província de Badajoz. Opera um número significativo de linhas de autocarros, mantendo os mais elevados padrões de serviço oferecidos aos seus passageiros. A Autocares Paniagua baseia a sua atividade na fiabilidade e pontualidade dos seus horários de partida, num elevado nível de manutenções regulares da sua frota de veículos e, naturalmente, na satisfação dos seus passageiros com o serviço que recebem diariamente.

Para além de oferecer um transporte regular de passageiros, a empresa oferece também a possibilidade de alugar autocarros para diversas ocasiões, em função evidentemente, da disponibilidade do seu veículo.

15

Esta gama moderna e dinâmica convencerá até os passageiros mais exigentes. Um miniautocarro sim, mas o seu tamanho não é incompatível com um desempenho de topo em termos de qualidade, segurança, conforto e estilo. A S20 é, acima de tudo, uma gama muito versátil, fácil de mudar e de transformar consoante a situação.

Assim, os diferentes produtos – básico, turismo, transfer e PRM (para pessoas com mobilidade reduzida) – e carrinhas, cobrem qualquer tipo de serviço e oferecem uma solução eficaz para todas as necessidades do segmento dos miniautocarros: desde o transporte de crianças em idade escolar, passando pelo transporte de mercadorias ou de funcionários de empresas, até viagens de luxo e excursões turísticas, ou deslocações entre um aeroporto e um hotel.

Excelentes em termos de conceção e de rentabilidade sustentável, os miniautocarros S20, apresentam igualmente uma excelente relação custo-benefício.

UNVI recebe a visita dos alunos de formação profissional da escola Dr. Júlio Martins de Chaves

No passado dia 20 de março, a UNVI teve o prazer de receber nas suas instalações em Ourense, os alunos do Ensino Profissional da Escola Dr. Júlio Martins de Chaves. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a nossa empresa, explorar o nosso processo produtivo e descobrir como desenvolvemos o nosso inovador chassis elétrico. Esta experiência educativa reflecte o nosso compromisso com a educação e a troca de conhecimentos entre as futuras gerações de profissionais, bem como a responsabilidade social inerente à nossa cultura empresarial.

Volvo Bus UK & Ireland e UNVI anunciam novo autocarro de luxo

A Volvo Bus UK & Ireland abriu os livros de encomendas para um novo autocarro de luxo a ser construído exclusivamente para os mercados do Reino Unido e da Irlanda, na sequência da assinatura de um novo acordo de construção de carroçarias com o fabricante espanhol UNVI.

O novo modelo foi anunciado conjuntamente na segunda-feira por Domenico Bondi, Diretor-Geral da Volvo Bus UK & Ireland e Eloy Perez, CEO da UNVI. Ambos falaram na Conferência da Associação de Operadores de Autocarros do Reino Unido (UKCOA) e na Reunião Geral Anual de Membros, realizada na sede do Volvo Group UK em Warwick.

 

Prevê-se que as entregas do novo Volvo B13R UNVI XL comecem a partir do verão de 2026. O novo modelo será inicialmente apresentado como um autocarro 4×2 de um só piso com 12,8 m de comprimento, com uma gama de 53 lugares de passageiros ou 49 lugares de passageiros e um espaço para cadeira de rodas.

Bondi cita: “Este é um dos mais importantes anúncios de novos produtos desde que entrei para a Volvo Bus UK & Ireland há três anos. A Volvo e a UNVI trabalharam arduamente no desenvolvimento deste novo autocarro – é um momento muito emocionante.”

Comentando as especificações do novo modelo, acrescenta: “Um autocarro de turismo excecional requer uma qualidade de construção de primeira classe, uma excelente geometria do chassis, uma suspensão de funcionamento suave e uma transmissão que proporcione um desempenho e uma eficiência líderes na indústria. É exatamente isso que o chassis B13R proporciona, e quando combinado com esta nova carroçaria UNVI, estamos confiantes de que temos um produto fantástico que estabelecerá o padrão para as viagens de autocarro.

Perez explica: “A escala desta oportunidade com a Volvo Buses é enorme. Desde as primeiras discussões exploratórias com Domenico e a sua equipa no ano passado, sabíamos que queríamos fazer parte deste projeto.”

“É uma altura incrivelmente excitante para a UNVI. Embora este ano estejamos a celebrar 30 anos na construção de carroçarias para autocarros, os nossos olhos estão sempre postos no futuro. Desenvolvemos uma reputação arduamente conquistada pela qualidade, estilo e conforto dos nossos produtos, que combinamos com o chassis Volvo B13R, e temos uma verdadeira fórmula vencedora.

Experiência do passageiro a bordo

Para o máximo conforto e segurança, os passageiros do novo Volvo B13R UNVI XL beneficiarão de bancos Brusa Create 120 ‘top flair’ como equipamento de série. Os bancos reclináveis incluem cintos de segurança de três pontos, apoios de braços para os bancos do corredor, apoios para os pés em duas posições, rede para revistas, mesa de tabuleiro traseira, abas dos bancos e estofos melhorados em tecido automóvel e imitação de pele contrastante.

Os passageiros poderão manter os seus dispositivos pessoais carregados durante a viagem com tomadas de carregamento USB-A e USB-C individuais nas costas dos bancos. A cabina terá cortinas de tecido, um grande compartimento de bagagem superior e iluminação interior e no corredor em LED.

Um potente sistema de ar condicionado ThermoKing assegura uma temperatura óptima, com saídas de ar individuais, luzes de leitura pessoais e altifalantes ligados ao sistema audiovisual Bosch a bordo, que dispõe de dois ecrãs TFT AEC de 22″ para entretenimento dos clientes. Junto ao banco da tripulação, existe um microfone para o guia e um microfone para o condutor integrado no banco do condutor. Também está equipado com um pré-aquecedor de gasóleo de série.

Para maior conforto dos passageiros, haverá também um WC central Shades Technics de água doce, além de uma capacidade estimada de 9,5 m3 na bagageira principal.

Desempenho da transmissão

O novo Volvo B13R UNVI XL é alimentado por um motor diesel Euro-6 de 13 litros de última geração e por uma transmissão Volvo I-Shift de 12 velocidades, que proporciona uma velocidade máxima com overdrive, mudanças de velocidade rápidas, baixa fricção interna e software optimizado para ajudar os operadores de autocarros a poupar combustível.

O motor pode desenvolver até 500 cv e 2.500 Nm de binário, assegurando uma potência impressionante em todas as condições de condução e baixas rotações do motor quando se conduz em autoestrada, ajudando os condutores a manterem-se dentro da gama de funcionamento do motor mais económica. Com a opção de funcionar com óleo vegetal tratado com hidrogénio (HVO) ou biocombustível, os operadores podem optar por melhorar ainda mais o seu desempenho ambiental.

O novo Volvo B13R também consegue poupanças de combustível até 9% e um pós-tratamento dos gases de escape que reduz os poluentes locais abaixo dos requisitos Euro-6, em comparação com o grupo motopropulsor do anterior chassis B11R.

Este último modelo também incorpora a Plataforma de Segurança Ativa da Volvo, que cumpre os regulamentos GSR2 da UE. Isto, para além das funcionalidades de série, incluindo assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de colisão e travagem de emergência, e cruise control adaptativo, ajudam a poupar o combustível ao otimizar a velocidade da carruagem, as mudanças de velocidade e a adaptação inercial à topografia, mantendo uma distância segura em relação aos veículos da frente. Esta dinamização significa que os condutores podem utilizar o controlo da velocidade de cruzeiro em mais situações de condução do que nunca, para poupar combustível e reduzir as emissões de CO2 do veículo.

A plataforma de segurança ativa da Volvo inclui também sistemas de segurança como o Driver Alert Support, Intelligent Speed Assist, Side Collision Avoidance Support, Front Close-Range Assist, Lane Change Support e Tyre Pressure Monitoring System.

Atrás do volante, os condutores podem aceder a um painel de instrumentos integrado, dinâmico e a cores que lhes permite selecionar entre diferentes vistas, proporcionando uma visão superior de informações importantes sobre o veículo, ao mesmo tempo que aumenta a atenção e o controlo do condutor.

Garantia

A Volvo oferece o novo Volvo B13R UNVI XL com uma garantia de três anos / 300.000 km (o que ocorrer primeiro) que cobre a carroçaria e o chassis, mais uma garantia estrutural de 12 anos.

Fabrico

A Volvo Buses montará o chassis B13R na sua fábrica em Boras, na Suécia, uma das instalações de fabrico mais modernas da empresa e reconhecida por depender exclusivamente de energia renovável para o seu funcionamento. O chassis será carroçado nas eficientes instalações de produção de 28.000 m2 da UNVI em Ourense, Espanha, antes de ser entregue no Reino Unido para inspeção pré-entrega.

A UNVI faz parte do Grupo Pérez Rumbao, que emprega 1.800 pessoas e registou um volume de negócios superior a 700 milhões de euros em 2024. O grupo desenvolve a sua atividade através de concessionários de veículos de passageiros e comerciais, da distribuição de combustíveis e da carroçaria de autocarros. A UNVI possui duas unidades de produção em Espanha e Portugal.

O XL representa um importante complemento da presença da UNVI no Reino Unido e na Irlanda desde 2002, através de mini-autocarros com motor dianteiro e mini-autocarros sobre furgões, que são vendidos pela Coachtraders (Reino Unido) e pela Paramount Conversions (Irlanda).

Assistência pós-venda

Todos os autocarros Volvo colocados em serviço beneficiam do acesso a uma rede de 80 concessionários Volvo Truck & Bus no Reino Unido e na Irlanda, além de uma extensa cobertura de concessionários em toda a Europa, para máxima tranquilidade do cliente.

As peças de carroçaria UNVI serão mantidas em stock e estarão disponíveis para entrega no dia seguinte através do Centro de Vendas de Peças para Autocarros Volvo em Loughborough.

TMB testa o modelo turístico elétrico de dois andares i23

A Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB) efectuou um teste do nosso modelo i23. Este veículo de dois andares com propulsão 100% eléctrica representa um avanço significativo no transporte sustentável na cidade. Durante uma semana, o autocarro circulou sem passageiros, o que nos permitiu avaliar a sua adequação e desempenho para o serviço Barcelona Bus Turistic, gerido pela TMB.

O autocarro testado partilha caraterísticas essenciais com os 18 autocarros de dois andares, todos eles eléctricos, que fazem parte do concurso lançado em julho de 2024. Esta abordagem visa não só modernizar a frota de transportes públicos, mas também contribuir para a redução das emissões e promover um turismo mais sustentável na cidade.

A Vienna Sightseeing Tours efectua agora excursões com emissões zero na capital da Áustria

A empresa lançou uma renovação da frota com 17 novos autocarros eléctricos UNVI, assinalando um marco na renovação total da sua frota e na sua transição para uma propulsão mais sustentável. Esta mudança faz parte do projeto “Zero Emission Transport” da Câmara de Comércio de Viena, uma iniciativa para promover o transporte sem emissões na cidade.

Viena Sightseeing
Líder no mercado das visitas turísticas de Viena desde 1972, a Vienna Sightseeing oferece visitas guiadas à cidade e aos seus arredores, com o objetivo de mostrar aos visitantes a beleza e a riqueza da capital austríaca. Reconhecida pela sua excelente organização, serviço personalizado e uma vasta gama de interessantes itinerários, a empresa estabeleceu-se como a escolha preferida dos turistas.

 

UNVI i23
O modelo escolhido para esta renovação é o UNVI i23, um autocarro de dois pisos com opção de chassis elétrico ou diesel, disponível em configurações de dois e três eixos, adaptando-se às necessidades do serviço e ao compromisso com a sustentabilidade.

Mais informações em: https://camo.pt/autobus/i23/

 

 

 

Em 2025, a UNVI celebrará 30 anos como carroceiro

Em 2025, a UNVI atingirá um marco importante ao celebrar 30 anos no sector das carroçarias para autocarros. Desde a sua fundação em 1995, a UNVI tem vindo a fornecer soluções em movimento, tanto a nível nacional como internacional.

Em 2005, a incorporação das instalações da CAMO no Porto duplicou a capacidade de produção.

Na última década, a UNVI fez um grande esforço de inovação. Em 2010, foi o primeiro fabricante de carroçarias a comercializar um autocarro híbrido descapotável de dois andares e, em 2018, apresentou o primeiro autocarro descapotável de dois andares 100% elétrico. Atualmente, mais de 20% das suas carroçarias são construídas sobre chassis eléctricos.

A UNVI tem uma equipa de mais de 300 funcionários e uma capacidade de produção de até 400 unidades por ano.

Gama de produtos

A UNVI estrutura a sua oferta em seis famílias de carroçarias:

  1. Gama S: Mini-autocarros e carrinhas de marcas como Iveco, MAN, Mercedes e VW.

2) Gama M: Mini-autocarros sobre chassis IVECO, tendo como referência o modelo M20.

  1. gama L: autocarros médios de 10 metros com uma capacidade máxima de 45 passageiros.
  2. gama C: carroçarias urbanas e suburbanas, de 7 a 15 metros, adaptáveis a diferentes tipos de motorização, incluindo versões eléctricas.
  3. Gama SIL: Carroçarias de dois andares para o transporte suburbano e interurbano, disponíveis com propulsão diesel, GNC e 100% eléctrica.
  4. Gama i23: Plano turístico duplo.

No mercado nacional, a UNVI concentra-se nos segmentos dos miniautocarros, com expectativas de ultrapassar as 140 unidades até 2024. Este crescimento levou à abertura, em 2023, de um novo centro de fabrico para a transformação de furgões.

A UNVI continua a trabalhar em estreita colaboração com os fabricantes de chassis.

Lançamento da nova carroçaria urbana C26

Em outubro de 2025, a UNVI apresentará no Busworld a sua nova carroçaria urbana e suburbana C26, um modelo moderno, funcional e sustentável, com a máxima otimização do peso, concebido a pensar no conforto dos passageiros e do condutor e fabricado com materiais amigos do ambiente.

Valores e futuro

O compromisso da UNVI com a qualidade, a segurança e a formação é fundamental. Através de programas de formação profissional dupla desde 2013 e de um forte investimento em tecnologia e digitalização (mais de 4 milhões de euros entre 2021 e 2024), a UNVI continua a evoluir para manter a confiança dos seus clientes.

 

A Radical Travel aumenta a sua frota com 4 novos UNVI S20

Através do nosso agente Coachtaders Ltd. entregámos recentemente 4 miniautocarros UNVI S20 em Mercedes-Benz Sprinter 517 CDI. para o Radical Travel Group Ltd.
Duas unidades para a Haggis Adventures e duas para a Highland Explorer Tours.
A frota da Radical Travel é predominantemente composta por veículos UNVI que utilizam para viagens e excursões a alguns dos destinos mais emblemáticos e deslumbrantes da Escócia.

A Autobuses Transvialia confia na UNVI e na IVECO para a renovação dos seus miniautocarros

O concessionário IVECO para a Galiza, INTURASA, entregou à Autobuses Transvialia uma unidade do popular UNVI Vendal num furgão IVECO 50C. A Autobuses Transvialia, empresa sediada em Bergondo, na Corunha, tem uma vasta experiência no sector, realizando todo o tipo de transportes para grupos: excursões, despedidas de solteiro, eventos, viagens de associações, clubes desportivos, etc.
Esta unidade Vendal tem capacidade para até 22 passageiros, numa cabina confortável com acabamentos de primeira qualidade.