A Volvo Bus UK & Ireland abriu os livros de encomendas para um novo autocarro de luxo a ser construído exclusivamente para os mercados do Reino Unido e da Irlanda, na sequência da assinatura de um novo acordo de construção de carroçarias com o fabricante espanhol UNVI.
O novo modelo foi anunciado conjuntamente na segunda-feira por Domenico Bondi, Diretor-Geral da Volvo Bus UK & Ireland e Eloy Perez, CEO da UNVI. Ambos falaram na Conferência da Associação de Operadores de Autocarros do Reino Unido (UKCOA) e na Reunião Geral Anual de Membros, realizada na sede do Volvo Group UK em Warwick.

Prevê-se que as entregas do novo Volvo B13R UNVI XL comecem a partir do verão de 2026. O novo modelo será inicialmente apresentado como um autocarro 4×2 de um só piso com 12,8 m de comprimento, com uma gama de 53 lugares de passageiros ou 49 lugares de passageiros e um espaço para cadeira de rodas.
Bondi cita: “Este é um dos mais importantes anúncios de novos produtos desde que entrei para a Volvo Bus UK & Ireland há três anos. A Volvo e a UNVI trabalharam arduamente no desenvolvimento deste novo autocarro – é um momento muito emocionante.”
Comentando as especificações do novo modelo, acrescenta: “Um autocarro de turismo excecional requer uma qualidade de construção de primeira classe, uma excelente geometria do chassis, uma suspensão de funcionamento suave e uma transmissão que proporcione um desempenho e uma eficiência líderes na indústria. É exatamente isso que o chassis B13R proporciona, e quando combinado com esta nova carroçaria UNVI, estamos confiantes de que temos um produto fantástico que estabelecerá o padrão para as viagens de autocarro.
Perez explica: “A escala desta oportunidade com a Volvo Buses é enorme. Desde as primeiras discussões exploratórias com Domenico e a sua equipa no ano passado, sabíamos que queríamos fazer parte deste projeto.”
“É uma altura incrivelmente excitante para a UNVI. Embora este ano estejamos a celebrar 30 anos na construção de carroçarias para autocarros, os nossos olhos estão sempre postos no futuro. Desenvolvemos uma reputação arduamente conquistada pela qualidade, estilo e conforto dos nossos produtos, que combinamos com o chassis Volvo B13R, e temos uma verdadeira fórmula vencedora.
Experiência do passageiro a bordo
Para o máximo conforto e segurança, os passageiros do novo Volvo B13R UNVI XL beneficiarão de bancos Brusa Create 120 ‘top flair’ como equipamento de série. Os bancos reclináveis incluem cintos de segurança de três pontos, apoios de braços para os bancos do corredor, apoios para os pés em duas posições, rede para revistas, mesa de tabuleiro traseira, abas dos bancos e estofos melhorados em tecido automóvel e imitação de pele contrastante.
Os passageiros poderão manter os seus dispositivos pessoais carregados durante a viagem com tomadas de carregamento USB-A e USB-C individuais nas costas dos bancos. A cabina terá cortinas de tecido, um grande compartimento de bagagem superior e iluminação interior e no corredor em LED.
Um potente sistema de ar condicionado ThermoKing assegura uma temperatura óptima, com saídas de ar individuais, luzes de leitura pessoais e altifalantes ligados ao sistema audiovisual Bosch a bordo, que dispõe de dois ecrãs TFT AEC de 22″ para entretenimento dos clientes. Junto ao banco da tripulação, existe um microfone para o guia e um microfone para o condutor integrado no banco do condutor. Também está equipado com um pré-aquecedor de gasóleo de série.
Para maior conforto dos passageiros, haverá também um WC central Shades Technics de água doce, além de uma capacidade estimada de 9,5 m3 na bagageira principal.
Desempenho da transmissão
O novo Volvo B13R UNVI XL é alimentado por um motor diesel Euro-6 de 13 litros de última geração e por uma transmissão Volvo I-Shift de 12 velocidades, que proporciona uma velocidade máxima com overdrive, mudanças de velocidade rápidas, baixa fricção interna e software optimizado para ajudar os operadores de autocarros a poupar combustível.
O motor pode desenvolver até 500 cv e 2.500 Nm de binário, assegurando uma potência impressionante em todas as condições de condução e baixas rotações do motor quando se conduz em autoestrada, ajudando os condutores a manterem-se dentro da gama de funcionamento do motor mais económica. Com a opção de funcionar com óleo vegetal tratado com hidrogénio (HVO) ou biocombustível, os operadores podem optar por melhorar ainda mais o seu desempenho ambiental.
O novo Volvo B13R também consegue poupanças de combustível até 9% e um pós-tratamento dos gases de escape que reduz os poluentes locais abaixo dos requisitos Euro-6, em comparação com o grupo motopropulsor do anterior chassis B11R.
Este último modelo também incorpora a Plataforma de Segurança Ativa da Volvo, que cumpre os regulamentos GSR2 da UE. Isto, para além das funcionalidades de série, incluindo assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de colisão e travagem de emergência, e cruise control adaptativo, ajudam a poupar o combustível ao otimizar a velocidade da carruagem, as mudanças de velocidade e a adaptação inercial à topografia, mantendo uma distância segura em relação aos veículos da frente. Esta dinamização significa que os condutores podem utilizar o controlo da velocidade de cruzeiro em mais situações de condução do que nunca, para poupar combustível e reduzir as emissões de CO2 do veículo.
A plataforma de segurança ativa da Volvo inclui também sistemas de segurança como o Driver Alert Support, Intelligent Speed Assist, Side Collision Avoidance Support, Front Close-Range Assist, Lane Change Support e Tyre Pressure Monitoring System.
Atrás do volante, os condutores podem aceder a um painel de instrumentos integrado, dinâmico e a cores que lhes permite selecionar entre diferentes vistas, proporcionando uma visão superior de informações importantes sobre o veículo, ao mesmo tempo que aumenta a atenção e o controlo do condutor.

Garantia
A Volvo oferece o novo Volvo B13R UNVI XL com uma garantia de três anos / 300.000 km (o que ocorrer primeiro) que cobre a carroçaria e o chassis, mais uma garantia estrutural de 12 anos.
Fabrico
A Volvo Buses montará o chassis B13R na sua fábrica em Boras, na Suécia, uma das instalações de fabrico mais modernas da empresa e reconhecida por depender exclusivamente de energia renovável para o seu funcionamento. O chassis será carroçado nas eficientes instalações de produção de 28.000 m2 da UNVI em Ourense, Espanha, antes de ser entregue no Reino Unido para inspeção pré-entrega.
A UNVI faz parte do Grupo Pérez Rumbao, que emprega 1.800 pessoas e registou um volume de negócios superior a 700 milhões de euros em 2024. O grupo desenvolve a sua atividade através de concessionários de veículos de passageiros e comerciais, da distribuição de combustíveis e da carroçaria de autocarros. A UNVI possui duas unidades de produção em Espanha e Portugal.
O XL representa um importante complemento da presença da UNVI no Reino Unido e na Irlanda desde 2002, através de mini-autocarros com motor dianteiro e mini-autocarros sobre furgões, que são vendidos pela Coachtraders (Reino Unido) e pela Paramount Conversions (Irlanda).
Assistência pós-venda
Todos os autocarros Volvo colocados em serviço beneficiam do acesso a uma rede de 80 concessionários Volvo Truck & Bus no Reino Unido e na Irlanda, além de uma extensa cobertura de concessionários em toda a Europa, para máxima tranquilidade do cliente.
As peças de carroçaria UNVI serão mantidas em stock e estarão disponíveis para entrega no dia seguinte através do Centro de Vendas de Peças para Autocarros Volvo em Loughborough.